Ação Social VillaRegia

Porque quem ama, Acolhe!

Acreditamos que cada um mereça ser feliz e por isso cada dia estamos ao lado de crianças, adolescentes e idosos para que eles sejam protagonistas da transformação da vida e da sociedade.

0
Anos de História
0 Mil
Futuros construídos
0
Projetos realizados
0
Atendimentos diretos
0 Mil
Atendimentos indiretos

Conheça mais e junte-se a nossa acolhida

A Nossa Missão

Acreditamos que cada um mereça ser feliz e por isso cada dia estamos ao lado de crianças, adolescentes, jovens e idosos para que eles sejam protagonistas da transformação da vida e da sociedade.

Nossa missão é oferecer acolhimento para crianças, adolescentes, jovens e idosos, que visa a possibilitar um futuro mais seguro, feliz e com mais oportunidades

Os Nossos Valores

Acolhida de cada pessoa na sua unicidade, solidariedade, responsabilidade social, desenvolvimento integral da pessoa, transparência nos processos, justiça e paz.

A Nossa História

A ASV faz parte do grupo Villaregiasocial que, há 35 anos, desenvolve projetos sociais, atendendo a crianças, adolescentes, jovens e idosos, em São Paulo e Belo Horizonte. Sua fundação surgiu de uma necessidade premente de atendimento à demanda carente de diversas regiões: várias famílias precisavam de auxílio alimentar, social, psicológico, educativo e recreativo. 

Ação Social Villaregia nasce recebendo a herança das obras sociais da Comunidade Missionária de Villaregia que desde os anos 80 trabalha para o desenvolvimento das crianças na região oeste de Belo horizonte.

Tudo começa com a resposta a uma necessidade

Padre Marco, italiano, em 1985 chegou no Brasil com os outros missionários da Comunidade Missionária de Villaregia. Ele partilha como nasceu a ideia de uma obra social: 

“Toda ora, de dia e de noite, crianças vinham na nossa casa, porque elas estavam o dia inteirinho na rua… e na nossa casa eles encontravam alguém que procurava brincar com elas, com o português enrolado dos estrangeiros. Assim nasceu uma amizade.  

Assim decidimos acolhê-los, antes na cozinha do centro social da paróquia São Sebastião e depois conseguimos um terreno com a prefeitura para começar a obra do Centro de Acolhida”. 

Em 25 setembro do 1988 aconteceu a benção da pedra fundamental do centro, mas a coisa mais comovente, foi que cada morador do bairro chegou com um ou mais tijolos para ajudar a construção do Centro. O Centro de Acolhida foi um sonho que envolveu muitas pessoas e o bairro inteiro.

Em 1990 o Centro estava pronto e aconteceu a inauguração. O bispo de Belo Horizonte Dom Serafim Fernandes de Araújo durante a celebração falou que com esse Centro tinha surgido a catedral do bem. Desde lá o Centro de Acolhida atendeu mais de 7000 crianças. 

A favor da cultura

Em 1988 na escuta dos jovens do território foi realizado o primeiro FestiArte da Região Oeste de Belo horizonte. Cursos de teatro, música, danças e outras expressões artísticas foram realizados em vários lugares da região. Este festival deu o início a um interesse especial pela cultura.

1988 inauguração do Centro Cultural e Esportivo Betânia, um espaço privilegiado para realizar cursos artísticos e profissionalizante. Entres os muitos cursos realizados, se destacou o “cursinho Providencia”, que em parceria com a UFMG preparou mais de 3000 jovens ao vestibular, o Telecurso de alfabetização de adultos, que entre o 1999 e o 2014 teve quase 3000 estudantes, além de cursos profissionalizantes, cursos di idioma e de expressões artísticas.

Em 2012 foi criada a ORQUESTRA JOVEM SINFONIA DE BETÂNIA para introduzir os adolescentes e jovens ao estudo da música clássica.

Uma emenda parlamentar deu a possibilidade de adquirir os instrumentos a corda para fundar uma orquestra de cordas. Desde lá a nossa orquestra fez mais de 100 apresentações e formou 300 crianças e adolescentes

Em 2017 nasceu ASV para ampliar a atuação das obras sociais já presente no território e para desenvolver a cidadania e o fortalecimento dos vínculos. Foco do primeiro projeto da ASV foram os idosos amigos da comunidade que pediram um lugar de encontro para curtir a amizade a fortalecer os vínculos. Nasceu assim o grupo CRESCENDO NA VIDA, que continua oferecendo ajuda e amizade a mais de 70 idosos.

Uma única família

2022 é o ano onde ASV recebeu a herança das obras sociais da Comunidade Missionária de Villaregia assumindo a gestão do serviço de convivência e fortalecimento dos vínculos para crianças e adolescentes, e a orquestra Jovem Sinfonia do Betânia.

O Centro de Acolhida abriu ainda mais os braços para que sempre mais pessoas de cada categoria possam caminhar rumo a felicidade transformando a própria vida e a sociedade.

Em 35 anos de história foram mais de 60 os projetos realizados. Atualmente estão ativos

Centro Acolhida Betânia

Um espaço de crescimento e fortalecimento das relações afetivas dentro do vínculo familiar que acolhe crianças e adolescentes visando o crescimento integral da pessoa... e muito mais

Orquestra Jovem Sinfonia de Betânia

A oportunidade de aprender a música clássica em um ambiente de acolhida e socialização, onde a arte e a música constroem novas perspectivas para trilhar um futuro melhor.

Grupo Crescendo na vida

Atividades de integração social e de participação na vida econômica, política, sociocultural, comunitária e familiar, para idosos. Uma ocasião para aproveitar a vida nesse tempo especial da velhice. Além de ações lúdicas e formativas (oficinas de dança, costura e culinária).

Laços

Para construir e manter os laços entre a terceira idade, desenvolvemos um projeto que oferta encontros (atualmente, on-line), desenvolvendo atividades de acolhida para essa faixa etaria!

Os nossos parceiros

Ação Social Villaregia desenvolve as suas atividades com a contribuição de patrocinadores que se tornaram parceiros da nossa atividade.

Empresas

Organizações da Sociedade Civil

Colabore conosco!

"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.”
Provérbios 11,24-25
Contato
+55 31 3383 1545

Cipriano de Carvalho, 574 Cinquentenário