crianças e adolescentes

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

Crianças e adolescentes já atendidos
0

É no Centro de Acolhida que realizamos diariamente o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Crianças e Adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

O SCFV integra o conjunto de serviços do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) oferecendo aos assistidos novas oportunidades de reflexão acerca da realidade social e contribuindo para o planejamento de estratégias na construção de novos projetos de vida.

O principal objetivo é desenvolver o sentimento de pertencimento e de identidade. Além disso, o SVFV incentiva a socialização, a convivência comunitária e a promoção de potencialidades, a partir das atividades realizadas em grupo.

 

No Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes, o fluxo de trabalho é feito por meio de atividades realizadas com os educadores sociais, que trabalham atividades voltadas para a formação humana e cidadã com temáticas transversais da Assistência Social.

Os educadores também realizam oficinas de teatro, música, arte, dança, leitura, muay thai, recreação, esporte, jogos e brincadeiras diversas. Através de parcerias com o IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais) os usuários também estão fazendo oficina de robótica.

A oficina literária é uma iniciativa que visa promover o desenvolvimento integral dos participantes, por meio da leitura, da escrita e da expressão criativa. A oficina estimula o gosto pela literatura, a ampliação do repertório cultural, a formação de valores éticos e cidadãos, a autoestima e a resiliência.

oficina Literária

SUPER AUTOR

O SuperAutor é um programa no qual os usuários escrevem e ilustram seus próprios livros. Em 2023 os atendidos escreveram suas obras e fizeram um super lançamento no anfiteatro do Centro de Acolhida, reunindo familiares e convidados.

SUPER AUTOR E INCLUSÃO

Um dos destaques do projeto SUPER AUTOR é a história do Farley, um garoto de 10 anos com Síndrome de Down, atendido no Centro de Acolhida. Com a dedicação e tutoria da educadora social Luciomar, ele desenvolveu seu próprio livro intitulado “O FANTÁSTICO MUNDO DE FARLEY”.

A obra é um convite para adentrar no universo vibrante de Farley, onde sua alegria e carisma são contagiantes. O livro não apenas conta sua história pessoal, mas também serve como uma fonte de inspiração para todos que buscam entender e apreciar as ricas experiências de pessoas com Síndrome de Down.

DANDO VOZ ÀS CRIANÇAS
E AOS ADOLESCENTES

O Conselho Interno de Crianças e Adolescentes (CICA) é um espaço de participação e diálogo entre os educandos e a instituição. O objetivo é fortalecer a autonomia, a responsabilidade e o respeito dos acolhidos, bem como garantir que suas vozes sejam ouvidas e consideradas.

Nas reuniões quinzenais, os educandos discutem temas relevantes para a melhoria da qualidade de vida no Centro de Acolhida, como alimentação, saúde, educação, lazer e convivência. Além disso, eles estudam o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para conhecerem seus direitos e deveres como cidadãos.

“ADOLESCENTES EM AÇÃO” visa envolver os adolescentes nas atividades das outras turmas e oficinas, abrangendo todos os espaços da instituição. A ação tem como objetivo valorizar, motivar e preparar os adolescentes para a vida social, estimulando a responsabilidade, o protagonismo e o enfrentamento dos problemas típicos dessa fase.

Outros Projetos

depoimentos