Belo Horizonte

NOSSA HISTÓRIA

Em 1985 chegou ao Brasil, juntamente com outros missionários italianos da Comunidade Missionária de Villaregia, o padre Marco Paini. É ele quem nos conta como nasceu a ideia de uma obra social para atender, inicialmente, crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade social na região oeste de Belo Horizonte.

“Toda hora, de dia e de noite, crianças vinham até a nossa casa no bairro Betânia porque passavam o dia inteirinho na rua. Na nossa casa eles encontravam alguém que brincasse com eles, mesmo que o nosso português fosse bastante enrolado. Foi assim que nasceu uma amizade entre nós e passamos acolhê-los na cozinha do centro social da Paróquia São Sebastião Betânia. Com o passar do tempo, conseguimos um terreno com a prefeitura de Belo Horizonte, localizado no bairro Cinquentenário, para iniciarmos a construção do Centro de Acolhida”. (Pe. Marco Paini)

Em 25 setembro de 1988, ocorreu a bênção da pedra fundamental do Centro de Acolhida. O fato mais comovente foi ver cada morador do bairro chegando com um ou mais tijolos para ajudar na construção. O Centro de Acolhida foi um sonho que envolveu muitas pessoas do bairro e da região.

Em 1990 o Centro de Acolhida ficou pronto e aconteceu a inauguração, feita pelo então arcebispo de Belo Horizonte, Dom Serafim Fernandes de Araújo. Durante a celebração, o arcebispo disse que o Centro de Acolhida era uma “catedral do bem”. De lá para cá, já foram atendidas mais de 7000 crianças e adolescentes.

O Centro de Acolhida é uma entidade de serviço socioassistencial de proteção social básica. A obra atende diariamente, em horário alternativo à escola, 200 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, visando a melhoria das condições econômicas, sociais e humanas suas e de suas famílias, bem como o fortalecimento das relações afetivas dentro do vínculo familiar. Diariamente recebem alimentação, fazem oficinas de arte, dança, leitura, informática, atividades recreativas e participam de inúmeros projetos.

Em 1988, em escuta aos jovens da região, foi realizado o primeiro FestiArte da Região Oeste de Belo Horizonte. Foram realizados cursos de teatro, música, danças e outras expressões artísticas que deram início a um interesse especial pela cultura. Em 1988, foi inaugurado o Centro Cultural e Esportivo Betânia: um espaço privilegiado para a realização de cursos artísticos e profissionalizantes. Entres os muitos cursos realizados, o destaque foi o Cursinho Providência. Em parceria com a UFMG, o Cursinho preparou mais de 3000 jovens para o vestibular. Vale lembrar também do Telecurso de alfabetização de adultos, que entre 1999 e 2014, formou quase 3000 estudantes, além de cursos profissionalizantes, cursos de idioma e de expressões artísticas.

Em 2012 foi criada a ORQUESTRA JOVEM SINFONIA DE BETÂNIA para introduzir os adolescentes e jovens ao estudo da música clássica. Uma emenda parlamentar possibilitou a aquisição de instrumentos para fundar uma orquestra de cordas. De lá para cá, a orquestra já fez mais de 100 apresentações e formou 300 crianças e adolescentes. Atualmente, a Orquestra Jovem Sinfonia de Betânia está com as atividades interrompidas. Estamos trabalhando para captação de recursos destinados especificadamente para esse projeto.

Em 2017 nasceu a denominação Villaregia Social, para ampliar a atuação das obras sociais já presentes em Belo Horizonte e também desenvolver um trabalho em comum com as obras sociais da grande São Paulo. O primeiro projeto desenvolvido foi voltado para os idosos com o objetivo de acolhê-los, escutá-los e proporcionar um espaço para que convivam entre si, fortaleçam os vínculos, recebam atendimento nutricional, psicólogico, façam oficinas de informática, Zumba, entre outros projetos. Foi assim que nasceu o grupo CRESCENDO NA VIDA que reúne mais de 70 idosos.

NOSSO TIME

Para realizar as ações do Villaregia Social BH, diariamente um time de 30 colaboradores entra em ação. São profissionais da gestão, comunicação e captação, educadores sociais, auxiliares administrativos, profissionais da cozinha, limpeza e manutenção, além de psicólogo, nutricionista e assistente social . Com esse time, é que servimos diariamente cerca de 300 refeições e colocamos em prática inúmeros projetos junto às crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

O time de colaboradores, voluntários e benfeitores do Villaregia Social BH trazem um objetivo em comum: abraçar vidas. É isso que nos move. É isso que sustenta os serviços e projetos que desenvolvemos. Abraçamos vidas todos os dias. E você?

Nossos serviços
e projetos