FIQUE POR DENTRO

A importância do voto para os Conselheiros Tutelares

No domingo, dia 1º de outubro, acontecerá uma eleição muito importante para a defesa dos direitos das crianças e adolescentes em Belo Horizonte: a escolha dos Conselheiros Tutelares.

Esses profissionais são responsáveis por garantir que os direitos previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente sejam respeitados e cumpridos, além de orientar as famílias e a sociedade sobre os deveres que têm com essa parcela da população.

A Ação Social Villaregia, que atua há mais de 30 anos na promoção humana e social de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade, convida a todos os cidadãos conscientes a participarem desse processo eleitoral, que não é obrigatório, mas é um dever cívico e moral. Para isso, é preciso conhecer os candidatos que se apresentam como opções para o cargo de Conselheiro Tutelar e avaliar se eles têm experiência, compromisso e sensibilidade para exercer essa função tão importante.

Procurem votar em candidatos que tenham uma trajetória relacionada com o Estatuto da Criança e do adolescente (ECA) e que atue em atividades sociais das nossas comunidades. Procurem saber quem são eles, de onde vêm, o que pensam e o que pretendem fazer se forem eleitos. Não se deixem levar por interesses pessoais, mas sim pelo bem-estar das crianças e adolescentes que precisam de proteção e cuidado.

No dia da eleição, você poderá votar em até cinco candidatos diferentes, em qualquer local de votação da cidade, desde que esteja associado ao seu local de votação habitual. Levem documento com foto ou o título de eleitor. Informamos ainda que cada eleitor poderá votar em cinco candidatos de uma só vez. Não deixe de comparecer e exercer seu direito e dever de cidadão. O futuro das nossas crianças e adolescentes depende da nossa escolha.

Mais informações sobre candidatos e locais de votação, você confere no site da Prefeitura de Belo Horizonte: clique aqui

Notícias
Relacionadas