Projeto
crescendo na vida

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

Idosos já atendidos
0

O Projeto Crescendo na Vida, voltado para os idosos, começou em 2018. Trata-se de uma iniciativa que busca promover o bem-estar, a autonomia e a integração social de idosos através de atividades de artesanato, dança, tecnologia e inclusão digital. Conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga clínica, assistente social e nutricionista, que realizam atendimentos individuais semanais com os participantes.

Além disso, o Projeto estimula o convívio comunitário e Intergeracional promovendo rodas de conversa semanais, onde os participantes podem compartilhar suas experiências, desafios e conquistas, criando um ambiente acolhedor de escuta e aprendizado mútuo. O projeto já acolheu 200 idosos por meio do Crescendo na Vida I e hoje acolhe 120 idosos no Crescendo na Vida II.

Acreditamos que a dignidade humana e o direito à vida independem de idade ou de condição social. Os idosos são uma parcela, naturalmente vulnerável e, com a pandemia, evidenciou-se a delicadeza dessa faixa etária e o olhar zeloso com o qual devemos olhá-la.

Após anos de contribuição para a sociedade, essa geração merece ter uma velhice feliz e segura. Por isso, buscamos promover atividades de integração social e de participação na vida econômica, política, sócio-cultural, comunitária e familiar. Além de ações lúdicas e formativas (oficinas de dança, costura e culinária), promovemos visitas e passeios.

Oficinas

Artesanato

O objetivo é abrir as possibilidades de expressão pelas artes, através de atividades manuais e da valorização e fomento das habilidades motoras e da criatividade.

zumba

O intuito é introduzir o ritmo ao corpo, prevenir a inatividade, melhorar o controle motor e muscular, a resistência cardiovascular, a amplitude de movimentos, além de estimular as funções cognitivas, como atenção concentrada e memória operacional;

TECNOLOGIA E INCLUSÃO DIGITAL

A oficina busca agregar conhecimentos acerca do uso de tecnologias comunicacionais ao repertório dos idosos, visando simplificar e modernizar tarefas e promover a inclusão social por meio da inclusão digital;

dEPOIMENTOS

Atendimentos em Psicologia Clínica, Assistência Social e Nutrição

O atendimento psicológico visa promover o bem-estar, a saúde mental e a qualidade de vida do idoso. Por meio de sessões individuais ou em grupo, é oferecido um espaço de escuta, acolhimento, orientação e apoio emocional aos idosos, respeitando suas singularidades, demandas e potencialidades.

Desse modo, eles aprendem feramentas para enfrentar os desafios do envelhecimento, como as mudanças físicas, sociais e afetivas, além de favorecer o fortalecimento de sua autoestima e autonomia.

O atendimento nutricional ajuda a melhorar a qualidade de vida e longevidade dos idosos com uma alimentação adequada.

O profissional orienta o idoso a adotar hábitos alimentares saudáveis, respeitando o seu direito e a sua realidade.

Quem ama, acolhe!

Prestação de contas