
A Orquestra Jovem Sinfonia de Betânia
A Orquestra Jovem Sinfonia de Betânia oferece, a crianças, adolescentes e jovens, uma oportunidade de socialização e de profissionalização, através o ensino da música clássica. O propósito é promover, a famílias de pouco acesso, o usufruto deste bem cultural.
Consideramos que aprender a tocar um instrumento, ainda na infância e em uma faixa etária decisiva na formação humana, é um grande privilégio, oportunizado.
Essa oportunidade vem sendo encarada, pela orquestra e pelas dezenas de profissionais por detrás, com amor, responsabilidade e dedicação. Nesse processo, não apenas os músicos e instrumentistas são beneficiados, mas também, todos aqueles que, indiretamente, vivenciam esse sonho conosco: a musicalização que merece escuta e que vem das margens.
Com o apoio da Ação Social Villaregia, e de outros incentivadores, como o Banco Mercantil do Brasil, oferecemos, gratuitamente, cursos de musicalização e de música clássica. A cessão de instrumentos e sua manutenção, bem como a oportunidade de estudo de uma arte, muitas vezes, inacessível, é resultado de múltiplos esforços e da existência do Centro Cultural.
A UM VIOLINISTA
“Porque, nesse instrumento, unidos num só peito, Todos os corações da terra palpitavam…”
Olavo Bilac.
Como nasce uma orquestra em um bairro como Betânia?
A Orquestra Jovem Sinfonia de Betânia se originou da iniciativa da Comunidade Missionária de Villaregia, cujo objetivo era musicalizar o sonho e tornar a música clássica acessível. Em março de 2012, iniciou-se o trabalho de musicalização, com o ensino da flauta doce e da percepção musical. No mesmo ano, a orquestra já havia realizado ONZE concertos no auditório do Centro Cultural e Esportivo Betânia – pertencente à comunidade – e no auditório do Centro de Acolhida Betânia (CAB), local em que também são realizados os ensaios.
Em 2013, a orquestra obteve, através de doações e de apoiadores, recursos financeiros para a aquisição dos instrumentos de cordas. Além dos aparatos para a profissionalização de crianças, adolescentes e jovens, uma equipe técnica especializada foi contratada a fim de dar continuação à orientação didática.
Desde o 2012 a orquestra teve a possibilidade de participar em inúmeras apresentações. Em destaque a participação a iniciativa A Arte abraça Brumadinho em 14 de dezembro de 2019, o primeiro Natal depois da tragedia.
Depoimentos
